PróToiro quer impedir demolição da praça de touros de Viana do Castelo
Federação defende que Câmara Municipal vai destruir "património cultural com 70 anos".
© iStock
País Tauromaquia
A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, quer impedir a demolição da praça de touros de Viana do Castelo, defendendo que a Câmara Municipal vai destruir "património cultural com 70 anos".
A PróToiro "critica e condena a Câmara Municipal de Viana do Castelo que aprovou a demolição da Praça de Touros da cidade, um património que assinala este ano o seu 70.º aniversário", começa por referir a Federação num comunicado enviado às redações.
Para a PróToiro, trata-se de um "ataque ideológico à Cultura Tauromáquica" que "demonstra uma tremenda falta de respeito a gerações inteiras de vianenses que lutaram para construir esta praça na cidade".
"Após o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto considerar inconstitucional qualquer proibição municipal de touradas, a PróToiro estuda a melhor forma de impedir a demolição deste património", acrescenta.
Na Justiça, lembra, "continua a decorrer a ação contra a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na qual se pede nulidade da declaração de cidade antitouradas".
Recorde-se que a Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira por unanimidade a demolição "praticamente integral" da antiga praça de touros, desativada desde 2009, por considerar ser a "opção técnica e economicamente viável" para a reconversão do imóvel em 'campus' desportivo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com