Antibióticos? DGS faz aviso: "Nunca partilhe com familiares ou amigos"
Novembro é o mês do antibiótico e a Autoridade para a Saúde deixou um alerta. "Use-os de forma segura e consciente".
© iStock
País Antibióticos
Novembro é o mês do Antibiótico e, como tal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou avisos, através das redes sociais, que deve seguir quando está a tomar este género de medicamento. "Quando estiver a tomar antibióticos, nunca partilhe com familiares, amigos ou vizinhos", alerta a Autoridade para a Saúde.
Devido às suas características, deve ainda ter outro dado em consideração: "Use-os de forma segura e consciente".
Noutra publicação, a DGS frisa que "os antibióticos de tomas anteriores nunca devem ser reaproveitados". Tome estes medicamentos "apenas" quando "prescritos por um médico" e "complete todas as doses prescritas".
Não esquecer ainda que "não deve insistir em tomar antibióticos". A Autoridade para a Saúde é clara: "Se o seu médico disser que não precisa de antibióticos, não insista".
Por fim, um 'lema' que devemos manter presente. "Manter a eficácia dos antibióticos é uma responsabilidade de todos".
De recordar que um quarto dos inquiridos num estudo nacional sobre antibióticos diz ter sempre um stock destes medicamentos em casa, sendo que a esmagadora maioria provém do último tratamento.
São os mais jovens (quase metade) que guardam mais antibióticos e os mais idosos que alegam entregar os que sobram na farmácia, refere o inquérito 'Consumo de Antibióticos', realizado pelo Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica para o Grupo de Infeção e Sepsis (GIS).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com