GNR deteta descarga ilegal de resíduos industriais em ribeira na Feira
A GNR identificou uma fábrica de papel por descarga ilegal de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.
© GNR de Mangualde
País Feira
Em comunicado, a GNR esclarece que a descarga ilegal foi detetada no sábado, no decurso do patrulhamento ambiental e monitorização das linhas de água e após diversas denúncias de descargas ilegais para a ribeira de Silvalde, na localidade de São Paio de Oleiros.
Segundo a GNR, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental constataram a existência de "uma caixa de visita de rede com ligação às águas pluviais, cuja água apresentava uma coloração branca".
"No seguimento de diligências para averiguar a proveniência das descargas ilegais, foi possível identificar o ramal de ligação às águas pluviais onde estava a ocorrer a descarga, sendo efetuada uma fiscalização e confirmada a existência da rejeição das águas residuais", refere a mesma nota.
Fonte da GNR revelou entretanto à Lusa que a descarga ilegal era proveniente de uma fábrica de papel situada em São Paio de Oleiros, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação que foi enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A ribeira de Silvalde nasce em Sanguedo, no concelho de Santa Maria da Feira, e vai desaguar no mar em Espinho.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com