Prisão preventiva para jovens que agrediram imigrante nepalês em Olhão
Medida de coação foi conhecida esta quarta-feira.
© Lusa
País Olhão
Os três jovens detidos por agressões a um imigrante nepalês em Olhão, a 25 de janeiro, ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.
Em declarações à CNN Portugal, a defesa contestou a decisão, defendendo que a medida é "excessiva", por se tratarem de "jovens de 16 anos sem qualquer antecedente criminal".
Para André Caetano, que representa um dos jovens detidos neste processo, o "ambiente prisional não é adequado para miúdos tão jovens quanto estes", portanto, assim que houver condições, tentará reverter a medida de coação para prisão domiciliária.
Para já, os três detidos vão recolher ao estabelecimento prisional de Faro.
O advogado, que indicou ainda que o Tribunal justificou a decisão com o "alarme social" que o caso gerou e com a garantia da "ordem pública, acrescenta que os adolescentes estão arrependidos". "Praticaram atos completamente inconsequentes e estão bastante assustados", notou.
Os jovens, que foram ouvidos hoje de manhã em tribunal, estavam indiciados por cinco crimes de roubo, quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada e um crime de dano com violência.
Recorde-se que três jovens foram detidos pela PSP na segunda-feira por agressões a um imigrante nepalês em Olhão, tendo sido no total identificados 11, entre os 14 e os 16 anos, por participarem ou presenciarem os atos.
Os detidos, todos com 16 anos, são "os mais ativos e violentos" do grupo, composto por oito rapazes e três raparigas, todos estudantes e residentes em Olhão.
"Foi possível relacionar o grupo com oito ocorrências, cinco por roubos e três de agressões, só no mês de janeiro", sublinhou o comandante distrital de Faro da PSP, Dário Prates.
A agressão cometida contra o imigrante nepalês em Olhão (distrito de Faro), que se tornou pública com a divulgação de um vídeo nas redes sociais, foi condenada pelas autoridades portuguesas, que consideraram tratar-se de "comportamentos inaceitáveis" que têm de ser "exemplarmente punidos".
Além da violenta agressão, que ocorreu em 25 de janeiro, o grupo roubou a mochila da vítima, que não apresentou queixa.
Conforme é visível no vídeo divulgado, o cidadão nepalês suplicou para que parassem de o agredir e lhe devolvessem pelo menos os seus documentos.
[Notícia atualizada às 12h17]
Leia Também: Agressões em Olhão. Pelo menos 3 jovens detidos e 8 identificados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com