Balanço, segurança e "20 milhões" para PSP e GNR. O que disse Montenegro?
Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro fez um balanço da operação 'Portugal Sempre Seguro', onde divulgou que "foram desmanteladas duas redes criminosas”. Luís Montenegro anunciou ainda "mais de 20 milhões de euros" para aquisição de veículos da PSP e GNR.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
País Segurança
O primeiro-ministro, Luís Montenegro falou ao país, esta quarta-feira, por volta das 20h00, e começou por dizer que a reunião com as polícias e ministras da Justiça e Administração Interna serviu para fazer um balanço do esforço de investigação que está em curso.
Balanço da operação 'Portugal Sempre Seguro'
Foram "mais de 170 operações, que envolveram mais de quatro mil efetivos, tendo sido fiscalizadas mais de sete mil pessoas e mais de 10 mil veículos automóveis" revela o chefe do Executivo, e refere ainda "2 mil autos de contraordenação e diversas apreensões".
Acrescenta ainda que "foram desmanteladas duas redes criminosas no âmbito da imigração ilegal e tráfico de pessoas” durante a apresentação do balanço relativamente à Operação 'Portugal Sempre Seguro', que decorre desde o dia 4 de novembro.
O primeiro-ministro explica ainda que a reunião serviu para analisar a megaoperação lançada esta manhã pela PJ para investigar e deter os autores dos tumultos que se seguiram à morte de Odair Moniz.
Segurança Interna
"Tenho reiteradamente dito que Portugal é um pais seguro, é mesmo um dos países mais seguros do mundo, mas este contexto tem de ser trabalhado e alcançado todos os dias", defendeu o primeiro-ministro.
E sublinha: "Repito, Portugal é um país seguro, Portugal é um dos países mais seguros do mundo, mas é preciso não viver à sombra da bananeira de uma performance passada. Nós temos de realizar as ações conducentes a garantir que no futuro teremos ainda mais condições de segurança, menos ocorrência de criminalidade e também menos perceção de que a segurança possa estar em causa", justificou.
Avisa, no entanto, que essa segurança "não significa que devamos fechar os olhos a algumas circunstâncias que contribuem, como foi o caso dos incidentes da Área Metropolitana de Lisboa, para a insegurança".
"20 Milhões" para forças de segurança
Luís Montenegro anunciou ainda que o Conselho de Ministros de amanhã, quinta-feira, vai aprovar uma "autorização de despesa de mais de 20 milhões de euros para aquisição de mais de 600 veículos para a PSP e GNR" e aproveitou para dar "nota pública da confiança e da valorização da competência" das forças de segurança.
Questionado sobre a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao bairro da Cova da Moura, reitera que "estamos no terreno todos os dias e visitamos todas as áreas de intervenção da nossa atividade" e sublinha que "não teremos nenhum problema em estar no terreno quando tivermos de estar no terreno".
[Notícia atualizada às 21h01]
Leia Também: Declaração de Montenegro? "Não posso fazer exercício de adivinhação"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com