Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Falta de duas VMER deixa mais de 600 emergências por socorrer

A paragem de apenas duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) por falta de médicos resultou em 614 emergências que não foram socorridas no ano passado, conta o Diário de Notícias (DN).

Falta de duas VMER deixa mais de 600 emergências por socorrer
Notícias ao Minuto

09:55 - 26/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Viaturas

Em 2013, ficaram por socorrer 614 emergências devido à paragem de apenas duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) por falta de médicos. Os casos mais graves ocorreram em Torres Vedras e Évora, sendo que neste último morreram quatro pessoas, entre elas uma criança de cinco anos, escreve o Diário de Notícias (DN).

Estes dados são apresentados pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e tiveram por base os atendimentos médios diários por dia e o número de dias de paragem das VMER no ano passado.

Segundo o Diário de Notícias, o relatório conclui, porém, que nos últimos três anos se verificou uma ligeira melhoria, tendo a taxa de inoperacionalidade passado dos 6,9% para os 4,1%.

Contudo, foram detetadas algumas falhas, entre elas no que no que diz respeito à elevada indisponibilidade de médicos formados para as escalas, à ausência de formação médica em alguns locais (com destaque para Portalegre, Évora e Torres Vedras), à falta de material e às elevadas horas de paragem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório