Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Câmara da Mealhada aprova orçamento para 2025 de 25,3 milhões de euros

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou esta segunda-feira, por maioria, a proposta de orçamento municipal para 2025, que ascende a 25,3 milhões de euros, mais dois milhões de euros do que no ano anterior, "para concretizar obras estruturantes".

Câmara da Mealhada aprova orçamento para 2025 de 25,3 milhões de euros
Notícias ao Minuto

25/11/24 15:09 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País Mealhada

A proposta de orçamento municipal para 2025 contou com os votos a favor da maioria eleita pelo Movimento Independente Mais e Melhor pela Mealhada e com as abstenções do Partido Socialista.

 

Durante a reunião do executivo da Mealhada, o presidente da Câmara, António Jorge Franco, sublinhou que os documentos provisionais da autarquia para o próximo ano foram elaborados "de forma articulada e concertada com todas as forças políticas".

"Teve por base a visão e estratégia deste executivo e também, no fundo, com a ambição deste ser um concelho cada vez mais desenvolvido, atrativo, sustentável e com qualidade de vida", acrescentou.

De acordo com António Jorge Franco, este concelho do distrito de Aveiro vai continuar a apostar nas obras de proximidade para o espaço público, entre as quais requalificações urbanas do centro da cidade e em todas a freguesias, a requalificação de pavimentos, passeios e guias, para além de preverem remodelar o sistema de drenagem de águas pluviais.

Entre as pretensões da autarquia estão projetos como a Plataforma Logística da Pampilhosa, a expansão da Zona Industrial da Pedrulha e da Ponte de Viadores, a recuperação do Pontão da Pampilhosa, a reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, a reabilitação do Cineteatro Avenida do Luso, ordenamento e embelezamento do Cemitério da Mealhada e o projeto multidisciplinar da Quinta do Murtal.

Uma das grandes fatias do Orçamento para 2025 é dedicada à Estratégia Local da Habitação, com uma dotação de 1,3 milhões de euros, mas o maior valor orçamentado na despesa vai para o novo edifício dos paços do concelho, que vai absorver cerca de 2,4 milhões de euros.

Nas restantes obras com maior valor previsto para 2025 está o Chalet Suíço, com quase um milhão de euros; a reparação e conservação da EB 2/3 da Mealhada, com 842 mil euros; a recuperação de instalações municipais, com quase meio milhão de euros; e a recuperação de unidades de saúde, com mais de 200 mil euros.

Estão ainda contempladas as intervenções na Quinta do Alberto, Fonte de S. João, Posto de Turismo e Espaço museológico, todas na freguesia do Luso, bem como a requalificação do rio Cértima e seus afluentes, a requalificação da Baixa da Pampilhosa, Jardim de Infância Pampilhosa, EB 1 de Casal Comba, Centro Recolha Oficial Animal e intervenções no Centro Estágios do Luso e no Estádio Dr. Américo Couto.

Para os vereadores do PS, que se abstiveram durante a votação, o Orçamento para 2025 é "de continuidade", à semelhança dos anteriores deste executivo liderado por António Jorge Franco desde 2021.

"Tal como no orçamento de 2024, são novamente elencadas com linguagem informativa várias obras dadas como certas e que irão ser realidade em 2025, sendo que algumas delas são obras elencadas desde o primeiro orçamento, mas que ainda estão em curso", criticou José Calhoa Morais.

De acordo com vereador do PS, a posição socialista face ao orçamento para 2025 "é de ordem política".

"Este é o último orçamento deste mandato e, tal como já vínhamos dizendo na nossa apreciação de exercícios anteriores, em que vínhamos alertando que apesar da retórica e modelo ser o mesmo, o grosso da moeda estava reservado para 2025 [ano de eleições autárquicas]", concluiu.

Leia Também: Processo de classificação do Campo da Batalha do Buçaco foi retomado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório