Libertados sete membros da tripulação do navio apresado pelo Irão
De momento encontram-se a bordo 17 pessoas. Uma mulher, de nacionalidade indiana, já tinha abandonado o navio.
© Reuters
País MNE
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) informou esta quinta-feira que foram libertados sete membros da tripulação do navio apresado pelo Irão.
"O Governo português deu nota atempadamente aos Estados de que estes sete tripulantes são nacionais", revela o MNE num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, detalhando que se tratam de "cinco cidadãos de nacionalidade indiana, um de nacionalidade filipina e um de nacionalidade estoniana, que era o único cidadão da União Europeia que estava a bordo".
De momento encontram-se a bordo 17 pessoas. Uma mulher, de nacionalidade indiana, já tinha abandonado o navio.
O Governo português congratula-se com este desenvolvimento e volta a reiterar a "liberação imediata destes tripulantes do navio MCS Aries" junto do executivo iraniano.
"A legalidade internacional impõe a liberação imediata destes tripulantes e do navio MSC Aries. Portugal continuará a envidar todos os esforços para que estas obrigações internacionais sejam integralmente cumpridas", termina a nota.
Em meados de abril, forças militares iranianas apresaram, no Estreito de Ormuz, o navio de carga, com pavilhão português (registo na Região Autónoma da Madeira), sendo a empresa proprietária a Zodiac Maritime Limited, que faz parte do grupo do empresário israelita Eyal Ofer.
O porta contentores tinha a bordo 25 tripulantes, a maioria dos quais indianos.
O Irão afirmou entretanto ter capturado o cargueiro por violação das normas marítimas internacionais.
"O navio foi direcionado para águas territoriais iranianas devido à violação dos regulamentos marítimos internacionais e à falta de resposta às autoridades iranianas", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani, numa conferência de imprensa.
Leia Também: MNE quer "intensificar" relação com S. Tomé apesar de acordo com a Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com