Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

"Trágico". Rangel apresenta condolências a familiares de vítimas no Douro

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, manifestou hoje as sua condolências às famílias das vitimas do helicóptero que caiu hoje ao rio Douro.

"Trágico". Rangel apresenta condolências a familiares de vítimas no Douro
Notícias ao Minuto

18:32 - 30/08/24 por Lusa

País Lamego

"Lamento profundamente este acidente trágico, são cinco pessoas que terão falecido, militares da GNR que estavam a prestar um serviço inestimável, sempre com risco de vida nos incêndios. Este acidente marca este dia de uma forma muito, mas muito lamentável", disse o governante.

 

Paulo Rangel disse ainda que todos os portugueses conseguem pôr-se no lugar destas famílias e sentir gratidão às forças de segurança.

"Nesta a altura a nossa palavra é de reserva porque estamos ainda num momento muito sobre o acontecimento e as operações ainda não estão concluídas, e sinceramente, não nos deveremos alongar", o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O governante falava aos jornalistas em Miranda do Douro, no distrito da Bragança, à margem do "Summer CEmp", a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que decorre nesta cidade transmontana até sábado e onde é orador.

Um helicóptero caiu no rio Douro pelas 12:50, próximo da localidade de Samodães, Lamego, transportando seis passageiros, nomeadamente um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

O comandante local da Polícia Marítima do Douro e Leixões adiantou que o piloto da aeronave saiu pelos próprios meios e foi resgatado por uma embarcação de recreio, tendo sofrido escoriações nas pernas.

Silva Lampreia revelou ainda haver dois corpos dos militares da GNR dentro do helicóptero e três guardas da UEPS desaparecidos.

"Esses três desaparecidos poderão estar na margem a precisar de ajuda, estamos a fazer buscas em toda a extensão da área, todas as margens, por meios aéreos, terrestres e também nas embarcações para tentar encontrar esses três que estão desaparecidos" afirmou o comandante da Zona Marítima do Norte, numa conferência de imprensa feita pelas 16:00.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocaram-se ao local do acidente.

Leia Também: PS, Chega e CDS-PP lamentam morte de militares em queda de helicóptero

Recomendados para si

;
Campo obrigatório