"Conservadora Cristas arrebata Rio", escrevem espanhóis após chumbo
Apesar do chumbo da moção de censura apresentada pelo CDS-PP, o jornal espanhol La Voz de Galicia diz que Assunção Cristas saiu “vitoriosa” do Parlamento português.
© Blas Manuel
Política Moção
Nos últimos dias, Assunção Cristas marcou a atualidade após o anúncio da segunda moção de censura contra o Governo. Apesar do chumbo, a verdade é que, a iniciativa da presidente dos centristas ultrapassou as fronteiras e chegou a Espanha, onde, esta quinta-feira, é descrita como “vitoriosa”.
Mas o La Voz de Galicia vai mais longe. Para este jornal espanhol, "Assunção Cristas destronou Rui Rio" na liderança da oposição a António Costa ao apresentar a moção de censura e ao mostrar-se incisiva nas declarações onde criticou o Estado, governado há três anos pela geringonça à Esquerda de Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista (PCP).
“Conservadora Cristas arrebata Rui Rio na liderança da oposição em Portugal”, lê-se no título de um artigo que resume o que se passou no Parlamento português, esta quarta-feira.
Já no início do texto, os espanhóis garantem que, “apesar de ter perdido a moção de censura, contra o Governo do socialista António Costa, com o BE e PCP”, Assunção Cristas saiu “vitoriosa”.
“A líder do CDS-PP foi, durante cada segundo da sua intervenção, dura, incisiva e muito crítica ao Governo de António Costa”, ao contrário dos deputados do PSD que apoiaram a moção de censura, mas “não intervieram em qualquer momento durante a sessão”.
Para o jornal espanhol, apesar do CDS-PP aparecer em quarto lugar nas sondagens ao voto dos portugueses nas legislativas, o partido conservador ultrapassou o PSD que se apresenta em segundo lugar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com