Cargueiro russo bate recorde de velocidade em voo para Estação Espacial
O cargueiro espacial Progress MS-14, que chegou hoje de manhã na Estação Espacial Internacional (EEI), estabeleceu um novo recorde de velocidade no voo, informou o diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin.
© Reuters
Tech Estação Espacial
"O voo demorou três horas e vinte minutos. Trata-se do melhor resultado de sempre na história dos voos espaciais", escreveu aquele responsável no Twitter, citado pela EFE.
O anterior recorde pertencia à nave Progress MS-12 que em 2019 demorou mais 30 segundos a chegar à Estação Espacial Internacional.
O voo da Progress MS-14 foi feito na chamada trajetória 'super-rápida' de duas voltas: a nave acoplou-se automaticamente no módulo Zvezda do segmento russo da EEI pouco mais de três horas depois de ter partido do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
À espera na Progress MS-14 na EEI estavam os cosmonautas russos Anatoli Ivanishin e Iván Vágner, e pelo austronauta da NASA Chirstopher Cassidy, que chegaram à Estação Espacial Internacional em 09 de abril a bordo da sonda tripulada Soyuz MS-16.
A bordo do Progress MS-14 seguiam 700 quilogramas de combustível para a estação, além de 1.350 quilogramas de água, equipamentos científicos, alimentos e medicamentos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com