NASA diz ter encontrado água na superfície da Lua
Porém, desconhece-se se este recurso poderá ser aproveitado em futuras missões.
© Shutterstock
Tech Espaço
A NASA escolheu esta segunda-feira, dia 26, para revelar novas informações científica sobre a Lua recolhidas pelo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), nomeadamente que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície do satélite natural 'banhada' pelo Sol. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água em estado sólido.
"Tínhamos indicações de que H20 - água, como a conhecemos - poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no Espaço profundo", apontou o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.
Anteriormente, acreditava-se que só podia ser encontrada água em zonas encobertas mas esse não parece ser o caso. A descoberta foi feita no hemisfério sul da Lua perto de uma das suas maiores crateras - a Clavius - mas, ainda assim, é incerto que a água lunar esteja acessível e que meios serão necessários para aceder aos depósitos de água.
Ainda assim, a descoberta de Lua é entusiasmante para o futuro de exploração espacial. Além de poder ser bebida, esta água poderá ser convertida para oxigénio ou até usada como combustível de foguetões no futuro. No caso de não ser possível usar a água como um recurso em eventuais missões no futuro, servirá pelo menos para ajudar a NASA a estudar não só a evolução da Lua como ainda do nosso Sistema Solar.
Os resultados das observações da SOFIA foram partilhados sob forma de dois estudos publicados hoje no site Nature Astronomy, estando disponíveis para consulta por qualquer aficionado sobre o tema.
De recordar que a NASA tem em andamento a Artemis, missão que levará um homem e uma mulher à Lua em 2024.
[Notícia atualizada]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com