Livro permite que leitores sintam emoções das personagens
O MIT quer levar as leituras além da imaginação. O mais recente projeto do Massachusetts Institute of Technology vai permitir aos leitores experimentarem as emoções das personagens através de um traje aliado a sensores, como se pode ler na edição brasileira da revista Exame.
© DR
Tech MIT
O Massachusetts Institute of Technology, mais conhecido como MIT, tem em mãos aquela que poderá ser uma das formas mais revolucionárias de ler. De acordo com a versão brasileira da revista Exame, a sensory fiction – linha de pesquisa do instituto – quer levar aos leitores todas as sensações e emoções de cada personagem.
Para tal, lê-se na publicação online, o leitor deve vestir um traje, ao estilo de colete, munido de sensores. Na parte da frente, existem duas placas capazes de transmitir impressões de temperatura. Na cintura estão outras quatro placas, mas estas ficam responsáveis pela sensação de compressão e pela medição dos batimentos cardíacos.
Na zona dos ombros existe um sensor capaz de medir a temperatura do corpo e nas costas está presente uma unidade central que comanda o espetáculo sensorial.
Contudo, para que este colete seja capaz de levar as emoções da história ao leitor é necessária a existência de um livro, mas não um livro qualquer. Este livro criado pelo MIT tem 150 lâmpadas de LED que, consoante o estado de espírito da personagem, brilham com mais ou menos intensidade, ajudando na captação das emoções da história.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com