TikTok e Polígrafo vão ajudá-lo a detetar notícias falsas
O TikTok anunciou hoje uma parceria com o Polígrafo para lançar uma campanha de literacia mediática em Portugal com o objetivo de combater a desinformação, "capacitando os utilizadores" da rede social de competências neste âmbito.
© Getty Images
Tech TikTok
Em comunicado, a rede social adianta que esta campanha é desenvolvida "em parceria com o Polígrafo, uma das principais organizações de verificação de factos, certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e pela European Fact-Checking Standards Network (EFCSN)", e "reflete o compromisso do TikTok de combater a desinformação".
Em suma, "a iniciativa de literacia mediática do TikTok visa capacitar os utilizadores a tomarem decisões bem informadas sobre o conteúdo que encontram".
Esta campanha "inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos", refere o TikTok.
Entre as várias ferramentas consta uma 'app' [aplicação] de literacia digital na plataforma, "um 'hub' de informação dedicado que fornece aos utilizadores orientações para avaliar a credibilidade dos vídeos, com dicas para distinguir entre conteúdo factual e enganador" e uma "série de vídeos educativos pelo Polígrafo".
Trata-se de cinco vídeos educativos "criados pelo Polígrafo que abordam competências essenciais para a literacia mediática, que incluem métodos de verificação de factos, identificação de narrativas que tendem a propagar informação falsa, análise das fontes de informação e manutenção da vigilância contra a desinformação", detalha o TikTok.
Inclui ainda "alertas integrados de desinformação: quando os utilizadores pesquisarem temas frequentemente associados a desinformação, serão direcionados para conteúdos relevantes de literacia mediática, reforçando a abordagem proativa do TikTok de educar os utilizadores" e uma campanha promocional na plataforma.
Leia Também: Milionário na China exige que fundador do TikTok peça desculpa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com