Sonda dos Emirados Árabes 'Hope' envia primeira imagem de Marte
A sonda 'Hope', dos Emirados Árabes Unidos, enviou a primeira imagem de Marte alguns dias depois de entrar em órbita à volta do planeta vermelho, anunciou este domingo da agência espacial daqueles países.
© Shutterstock
Tech Hope
Segundo a agência de notícias francesa AFP, a imagem foi conseguida na quarta-feira, um dia depois de os Emirados conseguirem colocar a sonda "Amal", que em árabe significa Esperança, na órbita de Marte, tornando-se o primeiro país árabe a fazê-lo.
"A missão Mars dos Emiratos captou a imagem do maior vulcão do sistema solar, Olympus Mons, emergindo à luz do sol da madrugada", cita a AFP.
O momento foi também assinalado pelo emir do Dubai e primeiro-ministro do país, Mohammed ben Rached al-Maktoum, através da rede social Twitter: "A primeira imagem de Marte tirada pela primeira sonda árabe da história", escreveu.
#UPDATE The UAE's "Hope" probe has sent back its first image of #Mars, the national space agency said Sunday, days after the spacecraft successfully entered the Red Planet's orbit #HopeProbe pic.twitter.com/wlmwwubTOi
— AFP News Agency (@AFP) February 14, 2021
Aquela sonda foi concebida para fornecer uma imagem completa da dinâmica meteorológica do planeta Marte, "mas é acima de tudo um passo para um objetivo muito mais ambicioso: a criação de uma colónia humana em Marte dentro de 100 anos".
Ao contrário das missões chinesa, Tianwen-1, e norte-americana, Marte 2020, a "Hope" não vai aterrar no Planeta Vermelho, devendo utilizar três instrumentos científicos para monitorizar a atmosfera marciana.
As previsões apontam para que a sonda dos Emirados comece a transmitir informação em setembro, dados que estarão disponíveis para os cientistas de todo o mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com