Algoritmo do Twitter amplifica direita política, diz estudo
Todavia, os investigadores não parecem ter conhecimento do motivo desta tendência.
© Shutterstock
Tech Twitter
O Twitter partilhou os resultados do seu estudo sobre as inclinações políticas do seu algoritmo, indicando que tem tendência para amplificar conteúdo da “direita política”. A investigação foi iniciada em abril e teve como amostra sete países, com o estudo a verificar esta inclinação política em seis dos territórios.
Os investigadores usaram ‘tweets’ de publicações de media e de oficiais eleitos nos EUA, Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.
“Em seis dos sete países, os ‘tweets’ publicados por oficiais eleitos da direita política foram amplificados pelo algoritmo, mais do que a esquerda política. Publicações de media de direita foram mais amplificadas comparando com as de esquerda”, partilhou no Twitter uma das investigadoras, Rumman Chowdhury.
Apesar destas conclusões, a equipa de investigadores ainda não conseguiu identificar porque o algoritmo apresenta esta tendência. Chowdhury acredita que poderá estar relacionado com diferentes tipos de estratégia na rede social das duas alas políticas, indicando que uma investigação mais alargada poderá ajudar a perceber o porquê.
Leia Também: Líder do Twitter acredita que Zuckerberg quer uma "ditadura distópica"
Here’s what’s complex: The team did phenomenal work identifying *what* is happening. Establishing *why* these observed patterns occur is a significantly more difficult question to answer and something META will examine.
— Rumman Chowdhury (@ruchowdh) October 21, 2021
5/n
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com