"Sacrilégio". Paquistão bloqueia acesso à Wikipedia
A autoridade reguladora para as telecomunicações indica que procurou abordar a organização.
© Shutterstock
Tech Wikipédia
A Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês) anunciou a decisão de bloquear a Wikipedia devido à presença de conteúdo sacrílego, acusando a empresa de o remover de forma eficaz.
A entidade reguladora explica que tentou abordar os responsáveis pela Wikipedia com uma ordem judicial, abrandando o acesso à plataforma. Dado que a organização falhou em cumprir a decisão do tribunal, o acesso à Wikipedia acabou por ter bloqueado por inteiro.
Como nota o site Engadget, a Autoridade de Telecomunicações do Paquistão não indicou quais eram os temas que queria ver removidos da versão paquistanesa da Wikipedia. Entretanto, a Wikimedia Foundation já se pronunciou sobre o caso.
“Bloquear a Wikipedia no Paquistão nega à quinta nação mais populosa do mundo o acesso ao maior repositório gratuito de informação. Se isto continuar, também privará o acesso a conhecimento, história e cultura do Paquistão a todas as pessoas”, pode ler-se no comunicado da organização, que apela a que o site seja desbloqueado.
Leia Também: Wikipedia tem novo design. É a primeira vez em mais de dez anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com