Threads chegou à Europa. O que tem de saber sobre a nova rede social
A plataforma é a mais recente rede social da Meta, a mesma empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.
© Shutterstock
Tech Threads
Depois de meses de espera, a Threads foi (finalmente) lançada esta quinta-feira, dia 14, em territórios da União Europeia - com Portugal a estar entre os países que recebem a nova rede social da Meta.
A Threads começou por ser lançada em julho nos EUA e assumiu-se desde logo como uma nova rival ao X (ex-Twitter) de Elon Musk, desde logo por também ser uma plataforma digital baseada em publicações de texto. Quem já usa o X não terá certamente problemas em ambientar-se à Threads, sobretudo tendo em conta que a experiência é bastante semelhante.
"A Threads é uma aplicação desenvolvida pela equipa do Instagram para partilhar atualizações de texto e participar em conversas públicas" e a "Meta está entusiasmada em facultar a mais pessoas a oportunidade de acompanharem e participarem nas conversas que lhes interessam", refere a tecnológica, em comunicado.
"As pessoas na União Europeia podem optar por criar um perfil Threads que esteja conectado à sua conta do Instagram - o que significa que terão a mesma experiência que todas as outras pessoas no mundo - ou usar o Threads sem um perfil", explica a tecnológica.
"Pessoas que usam o Threads sem perfil podem navegar pelo conteúdo do Threads, pesquisar contas, partilhar conteúdo através de uma cópia de link ou partilha de plataforma e reportar conteúdo do Threads, mas não podem interagir com o conteúdo", aponta.
A grande vantagem da Threads em relação a outras alternativas ao X - como a Bluesky - está sobretudo nos momentos iniciais de seguir as primeiras páginas. Dado que a Threads está ligada ao Instagram, poderá importar todas as páginas que segue nesta rede social para a Threads e segui-las de imediato.
Ainda que tenha sido lançada com algumas lacunas, a Meta tem procurado colmatar as falhas da Threads lançando uma rápida sucessão de atualizações para completar a experiência. Apesar disso, há certas áreas que nos habituámos a ver no X e que não estão disponíveis na Threads. É o caso da capacidade de enviar mensagens privadas, ter acesso às últimas tendências e também a opção de editar publicações (disponível na versão paga do X).
No entanto, está disponível a capacidade de partilhar publicações com até 500 caracteres, partilhar fotografias, links e vídeos com uma duração máxima de cinco minutos e também acesso a todas as definições de segurança já presentes no Instagram.
Notar que o site oficial da Threads já está disponível para os internautas europeus mas, de momento, parece a aplicação ainda não se encontra disponível para Android ou iOS.
[Notícia atualizada às 12:04]
Leia Também: Depois de condenar Musk, Casa Branca cria contas no Threads
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com