Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo convoca concentração em Lisboa
O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo - CENA convocou hoje uma concentração para 06 de abril, frente ao Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para exigir a criação de um novo modelo de apoio às artes.
© Wikimedia Commons
Cultura Concentração
A convocatória surge depois de, na sexta-feira, terem sido divulgados os resultados provisórios do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que têm suscitado um rol de protestos de companhias e criadores.
O Programa de Apoio Sustentado às Artes 2018-2021 - que financia grande parte da atividade artística em Portugal - abriu em outubro e tem um valor global de 64,5 milhões de euros para apoiar modalidades de circo contemporâneo e artes de rua, dança, artes visuais, cruzamentos disciplinares, música e teatro.
O CENA exige que se defina um novo modelo de apoio às artes e os respetivos instrumentos de financiamento, o aumento imediato dos apoios para 25 milhões de euros (valores de 2009 mais a ponderação da inflação), a correção dos efeitos negativos dos concursos em curso, o combate à precariedade na atividade artística e a estabilização do setor.
A estrutura sindical exige ainda que o Governo se comprometa a dotar um por cento do Orçamento do Estado para a Cultura já em 2019.
"Os resultados conhecidos dos concursos para apoios às artes revelaram mais um novo episódio do descalabro da política cultural das últimas décadas e colocam em causa o desenvolvimento sustentado do país e da própria democracia", é referido numa nota do CENA.
Face à "onda de indignação" que se levantou em todas as áreas da Cultura, o CENA considera que é urgente valorizar o trabalho artístico e cultural com o financiamento adequado.
"Sem isso não há justiça, não há apoios relevantes, não há descentralização, não há democracia", lê-se no comunicado do sindicato.
Na nota é igualmente referido que os apoios às artes são uma responsabilidade do Estado e permitem que a atividade artística encontre "estabilidade e promova trabalho continuado".
Por isso, defende o sindicado, é preciso "incomodar", "agir, protestar, reivindicar, espernear, gritar e tudo o mais que seja necessário para reivindicar o que é justo e necessário".
O CENA irá também promover reuniões preparatórias para a concentração, no dia 03 de abril, em Lisboa, Porto e Coimbra.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com