Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

As surpresas do ano: De Ronaldo a Jesus, sem esquecer Modric

O ano caminha a passos largos para o seu fim, mas ainda há muito para recordar.

As surpresas do ano: De Ronaldo a Jesus, sem esquecer Modric

O ano de 2018 foi rico em emoções no desporto. Foram 12 meses de polémicas, golos do outro mundo, transferências bombásticas, declarações insólitas e… surpresas. Mas afinal, quais as maiores surpresas deste ano?

Pois bem, a tarefa de reunir as três maiores surpresas deste ano que está prestes a terminar não foi tarefa fácil. Mas, respeitando alguns critérios, o Desporto ao Minuto chegou a um consenso.

Cristiano Ronaldo, quem mais? Pois claro...

A transferência do ano tem em Cristiano Ronaldo o grande protagonista. Depois de ganhar tudo o que era possível ao serviço do Real Madrid, o craque português sentiu que o seu ciclo no Santiago Bernabéu se tinha esgotado. Ronaldo queria mais, o Real também parecia inclinado em deixar sair o avançado português e a Juventus… abriu os braços.

Ronaldo mudou-se para Turim, ajudou a Juventus a dar um importante salto nos mercados estrangeiros e, pode dizer-se, com toda a segurança, que a transferência foi um sucesso para todas as partes. Quer dizer, em Madrid há adeptos que, por esta altura, devem sentir falta dos golos do craque português. Mas passado é passado e Cristiano Ronaldo faz agora as delícias dos adeptos da Juve.

Allegri, técnico da equipa italiana, teve de mudar o sistema de jogo para encaixar o luso e as coisas estão a correr francamente bem. A conquista do campeonato italiano, a meses de distância, parece estar muito perto de ser uma certeza, e na Champions as expetativas são positivas. Em menos de meio ano, Ronaldo já fez 12 golos em 22 jogos. Vamos ver o que nos reserva o ano de 2019.

Jorge Jesus numa travessia das Arábias

Nesta retrospectiva, há tempo e espaço para uma das grandes figuras do desporto nacional: Jorge Jesus. O técnico português deixou o Sporting e decidiu aceitar o convite do Al Hilal, equipa da Arábia Saudita. Jesus mudou-se para território saudita e por esta altura já tem estatuto de estrela.

O Al Hilal apresenta um futebol vistoso, os resultados convencem, mas Jesus está sempre presente na realidade nacional. No momento em que José Peseiro abandonou o cargo de treinador no Sporting, falou-se num possível regresso a Alvalade, e o mesmo aconteceu com a situação de Rui Vitória no Benfica.

Jesus já afirmou que não existiram contactos, mas também garantiu que, mais cedo ou mais tarde, provavelmente já em 2019, vai regressar ao futebol português. Afinal de contas, e tal como o próprio diz, esta é “casa” dele.

Desta vez, não ganharam os suspeitos do costume

O ano de 2018 galardoou Luka Modric como o melhor jogador do mundo. O médio do Real Madrid ‘limpou’ quase todos os prémios individuais, com natural destaque para a Bola de Ouro. Muito se discutiu sobre o mérito do internacional croata, mas, polémicas à parte, há factos que merecem ser destacados.

Modric colocou um ponto final num ciclo de Cristiano Ronaldo e Leo Messi. Nos últimos dez anos, o craque português e o astro argentino foram as figuras centrais do futebol mundial. O croata, contudo, quebrou a hegemonia bi-partilhada e mostrou que há espaço para outros craques aparecerem.

Em 2019 ficaremos a saber se foi uma exceção ou se o reinado de Ronaldo e Messi acabou mesmo. Feitas as contas, não faltam (bons) motivos para não acompanharmos o que irá acontecer em 2019.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório