Estado: Contratos a termo superam 'patamar' dos 90 mil até março
No total da administração pública, havia 93.037 funcionários com contratos a termo no final de março deste ano.
© shutterstock
Economia Estado
O número de contratos a termo no Estado superou o 'patamar' dos 90 mil até março, de acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) na Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP).
No total da administração pública, havia 93.037 funcionários com contratos a termo no final de março. Este valor está acima dos 89.829 registados no final do ano passado.
A síntese estatística revela ainda que, a 31 de março de 2021, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 725.775 postos de trabalho, o que significa um aumento de 6.828 postos de trabalho face a 31 de dezembro de 2020.
"O maior contributo para a variação homóloga foi dado pelo aumento de emprego público nas Atividades de saúde humana e apoio social", pode ler-se na nota publicada no site da DGAEP.
Também no final do primeiro trimestre, o emprego no setor das administrações públicas manteve a estrutura por subsetor: 75,7% dos trabalhadores encontravam-se em entidades da administração central, 17,3% na administração local, 5,5% na administração regional e 1,5% nos fundos de segurança social.
Destaque também para o facto de, no final do mesmo período, 61,2% dos trabalhadores das administrações públicas serem mulheres.
"A taxa de feminização no setor mantinha-se elevada, situando-se 11,6 pontos percentuais acima do mesmo indicador para o total da população ativa (49,6%). As mulheres trabalhadoras nas administrações públicas representavam 17,8% da população ativa do mesmo sexo", pode ainda ler-se no relatório.
Leia Também: IRS. Erro das Finanças está a obrigar à devolução de reembolsos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com