"Sem a redução dos trabalhadores do Estado o país irá afundar"
Para José Miguel Júdice o Estado deveria reduzir o número de trabalhadores do Estado, para equilibrar as suas contas. Como está impedido de o fazer, pelo Tribunal Constitucional (TC), o país "continuará a "afundar".
© Global Imagens
Economia José Miguel Júdice
José Miguel Júdice defendeu, esta noite, no ‘Política Mesmo’ da TVI 24, que a solução para a situação económica do país é reduzir o número de trabalhadores do Estado. No entanto, como o Tribunal Constitucional não o permite, o país continuará a afundar.
“Acho que a solução não é baixar os salários. A solução é reduzir substancialmente o Estado, porque baixar os salários a toda a gente é um disparate”, começou por dizer o advogado , referindo, porém, que existe um impedimento que não permite que o Governo proceda desta forma.
“O Estado não é capaz de reduzir porque embora do meu ponto de vista possa fazer despedimentos coletivos sem problema nenhum, a interpretação do TC é que não pode. Se o Estado não pode despedir nem reduzir, e como a carga laboral é uma percentagem elevadíssima dos custos do Estado, não há solução”, defendeu.
O problema, refere, não é deste Governo, uma vez que estes impedimentos serão levantados a qualquer Governo que assuma o poder, pelo que o “resultado será sempre o mesmo e o país continuará a afundar”. De tal modo, que pode alcançar uma “queda definitiva”, disse, lembrando que há civilizações que morrem.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com