Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Hotelaria arranca com projeto de eficiência energética em cinco unidades

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) arrancaram, na semana passada, com um projeto de melhoria da eficiência energética em cinco hotéis, segundo um comunicado hoje divulgado.

Hotelaria arranca com projeto de eficiência energética em cinco unidades
Notícias ao Minuto

17:03 - 29/01/24 por Lusa

Economia Hotelaria

As entidades lideram o projeto "Turismo + Sustentável", financiado "no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia aprovado pela ERSE -- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e incluído no Plano Turismo + Sustentável do Turismo de Portugal".

Esta iniciativa "visa promover a eficiência energética no setor hoteleiro em Portugal, bem como responder aos desafios de sustentabilidade e competitividade que o setor atualmente enfrenta", segundo a mesma nota.

De acordo com o comunicado, "a reunião de arranque do projeto decorreu na passada sexta-feira, 26 de janeiro, com cinco hotéis piloto associados da AHP -- Grande Hotel do Porto, Lisbon Marriott Hotel, Pestana, Salgados Palace e Terceira Mar Hotel".

Segundo as organizações, "estes estabelecimentos foram escolhidos pelas suas características e perfis de consumo e operação distintos, onde vão ser implementadas e testadas ferramentas tecnológicas e práticas destinadas a melhorar o seu desempenho energético".

A iniciativa consiste no desenvolvimento de "uma Plataforma de Monitorização e Gestão Energética e Ambiental - a Plataforma T+S - que recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia elétrica, gás e água, bem como dados relativos à produção hoteleira na perspetiva de negócio, permitindo analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel", bem como "compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes".

Citada na mesma nota, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, destacou a importância do projeto, indicando que reforça o "compromisso coletivo para com os objetivos de desenvolvimento sustentável, através da promoção da eficiência energética na hotelaria".

Segundo a dirigente associativa, depois deste grupo piloto, o objetivo é "alargar este projeto" a todos os associados da AHP.

Já o diretor técnico da ENA, Orlando Paraíba, realçou o propósito do "Turismo + Sustentável", dando conta do objetivo de "criar ferramentas tecnológicas que permitam analisar, avaliar e reportar o desempenho energético de cada hotel, contabilizar e gerir os recursos e as emissões de gases com efeito estufa, quer em termos individuais e comparativos, quer em termos de informação mais agregada do setor da hospitalidade".

Leia Também: Interpretação do fisco sobre taxa de 23% de IVA nos menus será corrigida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório