Mota-Engil ganha contratos de 540 milhões em Portugal e no Peru
A Mota-Engil ganhou contratos no Peru e em Portugal num total de 540 milhões de euros, incluindo para o hospital de Lisboa Oriental, segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
© Getty Images
Economia Mota-Engil
Segundo o grupo, "após a verificação de todas as condições precedentes, nomeadamente as referentes ao financiamento deste importante projeto para o país e para a região de Lisboa" a Mota-Engil confirmou "a assinatura do contrato de gestão do complexo hospitalar do Hospital de Lisboa Oriental em regime de parceria público-privada", pelo "consórcio participado por várias empresas do grupo, ficando a produção de efeitos apenas pendente do visto do Tribunal de Contas".
Segundo o grupo, esta gestão "compreende as atividades de conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, manutenção e exploração do complexo hospitalar", destacando que "o valor de investimento nos próximos três anos ascenderá a cerca de 380 milhões de euros, enquanto a manutenção da infraestrutura ocorrerá durante um período de 27 anos e ascenderá ao montante global de cerca de 143 milhões de euros a preços constantes".
Já no Peru, o grupo, através da sua participada Mota-Engil Peru celebrou um novo contrato, no valor de cerca de 160 milhões de euros, no âmbito do projeto de Toromocho.
Este contrato, "adjudicado pela Minera Chinalco, S.A., corresponde à empreitada para o 'Recrecimiento de la Etapa 6 Presa de Relaves', mais uma fase dos trabalhos de desenvolvimento do Projeto de Toromocho (localizado a cerca de 150 km de Lima, no interior do Peru)" no qual a empresa "tem vindo a executar diversos serviços".
O contrato terá uma duração máxima de 1.027 dias, indicou.
"Com estes novos contratos, a Mota-Engil reforça a sua carteira de encomendas em dois dos seus mercados 'core' e demonstra a sua capacidade técnica e financeira associada a grandes projetos públicos e privados", referiu.
Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com Mota-Engil a subir 1,18%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com