Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Ministro da Economia defende bloco ibérico para captação de investimento

O ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu esta terça-feira que Portugal e Espanha podem ir mais longe nas relações bilaterais e criar um bloco ibérico para captação de investimento.

Ministro da Economia defende bloco ibérico para captação de investimento
Notícias ao Minuto

20:24 - 08/10/24 por Lusa

Economia Pedro Reis

"A ibéria - já para não dizer a Europa - terá capacidade de construir uma nova política de reindustrialização sustentável posicionando-se internacionalmente como um só bloco? É esta a questão", disse Pedro Reis, em Madrid, no encerramento da conferência "Inspira Portugal, 50 anos depois", organizada pela Embaixada de Portugal.

 

O ministro realçou que Espanha é o maior parceiro de Portugal a nível económico e comercial e defendeu que os dois países podem ir mais longe nesta relação e que "a agenda ibérica pode ir mais fundo".

Pedro Reis defendeu que a "agenda ibérica pode ir muito mais longe" na atração de grande projetos europeus, nomeadamente, para preparar o cenário seguinte aos dos fundos europeus Next Generation.

O ministro referiu ainda uma "agenda ibérica" para atrair agências europeias e mundiais e grandes eventos, para a construção de infraestruturas estratégicas, "na própria diplomacia económica em mercados terceiros" ou no acesso a dois recursos críticos como são a água e a segurança.

"Falta a meu ver uma ainda maior articulação na atração de investimento estrutural e estratégico", afirmou, defendendo que a União Europeia no seu conjunto enfrenta o mesmo desafio.

"Penso que a estratégia ibérica a ser construída pode ser uma chave desse futuro", afirmou.

Leia Também: "Não abortem a descolagem do avião da economia portuguesa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório