OPA geral e obrigatória sobre a Greenvolt termina hoje
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) geral e obrigatória sobre a Greenvolt lançada pela GVK Omega, do fundo norte-americano KKR, para adquirir a posição que ainda não controla na empresa liderada por Manso Neto, termina hoje.
© Shutterstock
Economia Greenvolt
Nesta oferta, para adquirir a posição que ainda não controla da Greenvolt, o fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR), através da sociedade GVK Omega, propõe-se a pagar 8,3107 euros por cada ação, "o que equivale ao montante global da oferta de 452.683.371,9 euros", de acordo com o prospeto, divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A contrapartida será paga em dinheiro, deduzida de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação-alvo a título de dividendos, de adiantamento sobre os lucros do exercício ou de distribuição de reservas. Essa dedução será efetuada a partir do momento em que o direito ao montante em causa seja destacado das ações-alvo e desde que esse momento ocorra antes da liquidação da oferta", refere o documento.
De acordo com o prospeto, "a oferta produzirá efeitos entre as 08:30 (hora de Lisboa) de 07 de outubro de 2024 e as 15:30 (inclusive) (hora de Lisboa) de 24 de outubro de 2024, sem prejuízo de eventual prorrogação se a oferta for modificada ou revista, se for lançada uma oferta concorrente ou se a proteção dos interesses dos destinatários o justificar".
Segundo os objetivos, a GVK Omega "pretende contribuir para o desenvolvimento a longo prazo e crescimento sustentável" da Greenvolt.
Em 03 de junho, o fundo norte-americano KKR tinha assegurado 82% da empresa de energias renováveis.
Os norte-americanos disseram ainda que, se passarem a deter mais de 90% do capital da Greenvolt através desta OPA obrigatória, vão acionar o mecanismo da OPA potestativa com vista a retirar a empresa de bolsa.
Leia Também: Greenvolt inaugura central solar focada em projetos descentralizados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com