"A trajetória do desemprego está a ir no caminho certo"
Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, sublinhou esta sexta-feira aos jornalistas, no seguimento do anúncio da descida da taxa de desemprego nacional, que a trajetória deste índice tem seguido a direção certa, sendo por isso um sinal de esperança para os portugueses que ainda não têm trabalho.
© Global Imagens
Economia Pedro Mota Soares
“A trajetória do desemprego está a ir no caminho certo. É uma descida consolidada, lenta mas no caminho certo e isso é animador”, adiantou Pedro Mota Soares aos jornalistas, depois de anunciados os números relativos ao desemprego por parte do Eurostat.
A taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em julho, registando menos uma décima do que em junho e menos 2,3 pontos percentuais na comparação face ao ano anterior, sendo que protagoniza a maior queda homóloga na União Europeia.
O ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social começou, então, por afirmar que “Portugal lidera a descida do desemprego na União Europeia” e acrescentou que esta “é uma boa notícia por três motivos”, passando, de seguida a enumerá-los.
“É uma boa notícia para os 125 mil portugueses que no último ano saíram do desemprego e um sinal de esperança para quem está no desemprego (…)", frisou.
Em segundo lugar, "é uma boa notícia para Portugal. Tínhamos uma taxa de desemprego do 18% e estamos agora nos 14%, muito mais perto da média da União Europeia".
Por fim, "em terceiro lugar é uma boa notícia para a economia portuguesa, fruto de reformas estruturais que foram feitas nos últimos anos”, adiantou o governante, enfatizando também o esforço feito pelos portugueses.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com