Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Reembolso de A Vida é Bela está a ser feito "há bastante tempo"

A directora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição,Ana Trigo Morais, garantiu, esta quarta-feira, que o reembolso aos consumidores da venda de "A Vida é Bela" está a ser feito "há bastante tempo" por todas as empresas que comercializavam os produtos.

Reembolso de A Vida é Bela está a ser feito "há bastante tempo"
Notícias ao Minuto

20:21 - 12/12/12 por Lusa

Economia Vouchers

Ana Trigo Morais disse à agência Lusa que "todas as dez empresas que comercializaram os pacotes de experiência de A Vida é Bela estão a fazer a devida devolução do dinheiro aos consumidores que se dirigem às lojas", com talão de compra ou mediante a apresentação do código de activação intacto.

Acentuando que as empresas estão "a cumprir com todas as obrigações legais", a responsável pela APED assinalou que as empresas de distribuição "têm as suas formas diferenciadas" de comprovar que o produto foi adquirido na loja e sublinhou que se está "a evitar o impacto" com o encerramento de A Vida é Bela.

"Estamos a cumprir tudo aquilo que é exigido e a pensar no consumidor. As empresas de distribuição, tal como o consumidor, foram vítimas do desaparecimento da entidade que comercializa esses produtos e que deixou de cumprir com os seus compromissos", referiu Ana Trigo Morais.

A directora-geral desconhece o motivo das cerca de 1.700 queixas que a DECO recebeu e afirmou que "o reembolso é feito a todos os consumidores que compraram os kits de A Vida é Bela que reuniram as condições para que pudesse ser feito esse reembolso".

A DECO disse hoje que seis empresas distribuidoras de vouchers de A Vida é Bela estão dispostas a reembolsar ou compensar os consumidores, mesmo sem o talão de compra.

Após várias reuniões com a DECO, seis empresas distribuidoras mostraram-se dispostas a reembolsar ou a compensar os consumidores que não possuem o respectivo talão de compra, afirma a associação de defesa dos consumidores.

Essas empresas são a Best Travel, a FNAC, a Halcon Viagens, a Livro do Dia, a Radio Popular e a Staples, que se propõem verificar por via informática se a transacção foi feita por elas.

Para tentar reaver o dinheiro, a DECO recomenda que os detentores de vouchers verifiquem se estão dentro do prazo e se o código de activação está intacto, ou seja, não rasurado, já que funciona como uma "raspadinha".

Se o proprietário do voucher tiver o talão de compra, basta apresentá-lo junto da empresa distribuidora onde adquiriu o voucher e será reembolsado.

Quanto às pessoas que receberam o voucher como presente e não possuem o respetivo talão de compra, a DECO recomenda que contactem quem o ofereceu para saber onde foi comprado.

Se tiver sido numa das seis empresas que mostraram "predisposição em zelar pelo interesse dos seus clientes", basta apresentar o voucher válido e o nome do comprador, que a empresa procurará confirmar a venda e reembolsar ou compensar o consumidor (através duma qualquer forma de crédito).

Caso o voucher tenha sido comprado directamente na loja, no portal ou nos quiosques explorados pela empresa A vida é Bela, a solução passa por reclamar junto do Provedor das Agências de Viagem e Turismo da APAVT (para os vouchers que se destinam exclusivamente a reservas de hotel), ou pedir o respectivo crédito através do Plano Especial de Recuperação (PER).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório