Lucros da Sonae Capital sobem para 13,2 milhões
A Sonae Capital teve lucros de 13,2 milhões de euros nos primeiros novos meses deste ano, mais 10,15 milhões do que no mesmo período do ano anterior.
© Reuters
Economia 3.º trimestre
Este aumento dos lucros da Sonae Capital ficou a dever-se à "'performance' ao nível dos resultados de investimentos, no seguimento da mais-valia associada à venda das participadas Norscut e Operscut", segundo informou hoje a empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Entre janeiro e setembro, a Sonae Capital aumentou o volume de negócios consolidado em 6%, atingindo os 125,16 milhões de euros, "com a generalidade dos negócios a apresentarem crescimentos de dois dígitos face ao período homólogo", apesar do decréscimo nos segmentos da energia e no dos 'resorts'.
O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado ascendeu a 13,63 milhões de euros, uma queda de 33,8% face aos primeiros noves meses do ano passado, destacando a Sonae Capital "o contributo da venda de ativos imobiliários, durante o segundo trimestre de 2015, nomeadamente a mais-valia gerada pela alienação do ativo imobiliário Duque de Loulé".
A dívida líquida consolidada registou uma diminuição de 42,8 milhões de euros até setembro comparando com o final de 2015, cifrando-se nos 106,4 milhões de euros. Esta evolução já considera a distribuição de dividendos que ocorreu no segundo trimestre de 2016.
A Sonae Capital indica que o seu desempenho financeiro e operacional "revela a dinâmica positiva do grupo ao nível do volume de negócios e da respetiva rentabilidade, não obstante, a evolução negativa - já esperada - no segmento de Energia, e o abrandamento das vendas de imobiliário turístico em Troia".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com