Meteorologia

  • 26 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 18º

Haiti convoca embaixador francês após comentários "inaceitáveis" de Macron

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Haiti anunciou hoje ter convocado o embaixador francês no país das Caraíbas para protestar contra as "observações inaceitáveis" do Presidente da França, Emmanuel Macron, que acusou os funcionários haitianos de serem "completos idiotas".

Haiti convoca embaixador francês após comentários "inaceitáveis" de Macron
Notícias ao Minuto

06:57 - 22/11/24 por Lusa

Mundo Haiti

O chefe da diplomacia haitiana, Jean-Victor Harvel Jean-Baptiste, informou na tarde de hoje o diplomata francês Antoine Michon da "indignação do poder de transição face ao que considera ser um gesto inamistoso e inapropriado que merece ser retificado", segundo um comunicado do ministério, a que a AFP teve acesso.

 

O comunicado refere que o embaixador francês "reconheceu que se tratava de observações infelizes" feitas à margem da cimeira do G20 no Rio de Janeiro.

"Foi entregue uma carta de protesto dirigida ao ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros [francês], Jean-Noël Barrot, foi entregue ao embaixador" Michon, refere o comunicado.

O chefe da diplomacia haitiana reagia a um vídeo filmado na véspera, fora da presença da imprensa, e que circulou nas redes sociais, de Macron quando abandonava o Rio de Janeiro para se deslocar ao Chile.

Segundo a sua comitiva, o chefe de Estado francês respondia a um haitiano que o interpelava "insistentemente", acusando-o e a Paris de "serem responsáveis pela situação no Haiti".

"Francamente, foram os haitianos que mataram o Haiti, ao permitirem o tráfico de droga", respondeu Emmanuel Macron. 

"Eu defendi-o, mas eles despediram-no", acrescentou, referindo-se à demissão, a 10 deste mês, do chefe de governo Garry Conille, nomeado cinco meses antes pelo Conselho Presidencial de Transição (CPT) do Haiti.

Desde a demissão, em abril, do controverso primeiro-ministro Ariel Henry, a CPT está à frente do executivo deste país no meio do caos e sem presidente desde 2021.

"É terrível. É terrível. E eu não o posso substituir. São completamente estúpidos e idiota. Nunca o deviam ter tirado. O primeiro-ministro era maravilhoso", continuou o Presidente francês, antes de o vídeo acabar.

Leia Também: Violência no Haiti provocou pelo menos 150 mortos numa semana na capital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório