Formas simples de contornar a prisão de ventre (que deve adotar sempre)
A solução começa por adaptar as suas rotinas diárias – que não diferem muito de uma alimentação saudável e equilibrada.
© iStock
Lifestyle Intestinos
Comece por equilibrar a sua rotina alimentar. O primeiro motivo para a prisão de ventre é a falta de fibra. Este carboidrato tem a função de dar volume ao intestino o que induz contrações que propiciam uma correta evacuação. Segundo o departamento de agricultura citado pelo Consumer Reports, a dose diária aconselhada é de 22 gramas para as mulheres e de 28 para os homens.
Feijão, aveia ou amendoins, são alimentos onde facilmente encontra fibra e que facilmente acrescenta na sua alimentação diária, que deve também ser rica em fruta que, por conter açúcares naturais, ajuda a reter água nos intestinos, facilitando o processo durante a passagem pelo cólon.
Especialistas alertam contudo, para a necessidade de dosear o consumo de fibra já que, em exagero, o consumo pode também levar à prisão de ventre. Comece, por isso, com doses pequenas e vá aumentando até à dose indicada.
A par da alimentação, tenha também em conta os medicamentos que toma, já que muitos têm prisão de ventre como efeito secundário. Fale com o seu médico no sentido de o ajudar a encontrar a melhor solução para o seu caso. Se está a tomar medicação, é porque precisa de ajuda, mas se sofre de prisão de ventre, provavelmente o caminho mais aconselhado não é o que está a seguir.
Em casos mais graves, a solução poderá ter de passar pelo uso de laxantes. Existem vários medicamentos destes que não carecem de receita médica e que facilmente encontra em farmácias - só tem de ter em atenção as doses e horário de toma, bem como o tipo de laxantes, que pode ser osmótico ou estimulante.
O primeiro, mais aconselhado, por ser mais eficaz e versátil a vários casos, propicia a maior concentração de água nos intestinos e cólon, facilitando a passagem pelo cólon, já os laxantes estimulantes, causam contrações no cólon.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com