Chegaram os 30! Na nova etapa, evite estes sete comportamentos
É o auge da nossa vida, altura em que se assume como adulto mas ainda está mais que a tempo de toda a liberdade jovial que a dada altura parece deixar de ter o mesmo sentido – tudo a seu tempo, certo?
© iStock
Lifestyle Vida
Escolha ter filhos, ou um cão ou mudar de emprego ou partir finalmente naquela viagem só sua… mas este artigo não é sobre isso. Aqui, falamos na necessidade de gostar de si: é dona de si e se não se der o devido valor, não chegará longe.
As ‘regras’ ou comportamentos a evitar são simples e muito provavelmente são muitas as que neles se reveem: Não critique todas as suas fotos. Aceite-se como é, todos temos fotos boas e outras menos boas (e outras mesmo más) mas criticar-se demasiado em busca da perfeição não trará nada de positivo. Não podemos ter todas o perfil da Sara Sampaio.
Não aceitar elogios é outro comportamento a evitar: seja às fotos, à sua roupa ou a algo que fez. Aceite que há quem aprecie algo que fez ou está a usar. Está num meio de adultos, há que saber aceitar um elogio (sem se derreter, é claro). Outro aspeto comum é o deitar-se abaixo. Se o feito que conseguiu fosse feito por um amigo seu, daria o mesmo desprezo que dá quando o caso acontece consigo própria?
Ainda, comparar-se com os outros é de evitar. Cada caso é um caso e o “ele fez melhor” é tão relativo que nem vale a pena a questão, caso contrário, estará em constante ‘competição’ mesmo que inconsciente.
Aceitar-se e saber dizer não: como já se referiu, é dona de si, e por isso não tem de se sujeitar a algo que não queira fazer. Não há mal nenhum em não querer ir tomar um copo se o que lhe apetece é ir para o sofá (só não faça disso regra, só agora chegou aos 30.) Há que priorizar o tempo da forma que lhe é mais conveniente e prazeroso.
E se dizer ‘não’ é algo que deve aplicar mais no seu dia a dia, inclua o feito quando o tema se refere a homens a que não tem de sentir que deve uma desculpa. Não é não, sem que tenha de se justificar.
Por fim, não idealize o futuro. Em vez disso, faça por ele. Já lá vai o tempo em que sonhávamos com uma certa vida. Aos 30, é tempo de fazer os projetos que idealiza acontecer.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com