Porque um mal não vem só. Impotência é forte indicador de condição mortal
Segundo um estudo alemão a impotência sexual é um forte sinal entre pacientes de alto risco de que poderão estar prestes a sofrer um ataque cardíaco.
© iStock
Lifestyle Terror
A pesquisa da Universidade do Sarre, na Alemanha, concluiu que entre os homens portadores de doenças cardíacas, aqueles que também apresentam quadros de impotência sexual têm o dobro do risco de sofrerem um ataque cardíaco.
Segundo o estudo, a probabilidade dos portadores de disfunção erétil sofrerem um derrame cerebral é 10% maior do que a dos demais pacientes cardíacos, enquanto que a possibilidade de precisarem ser hospitalizados por insuficiência cardíaca é 20% superior.
Os investigadores observaram 1519 homens de 13 países diferentes que já possuíam alguma doença cardíaca.
O grupo concluiu que a disfunção erétil é "um potente indicador" de mortes relacionadas a problemas cardíacos, como "enfarte do miocárdio, derrame cerebral, e insuficiência cardíaca".
Para os autores do estudo, homens que estão a receber tratamento para problemas de disfunção erétil devem fazer exames para saber se sofrem ou se tem propensão a virem a desenvolver problemas cardíacos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com