Nervo pneumogástrico: O que é, para que serve e outros esclarecimentos
Também pode ser designado como Nervo Vago e descreve-se resumidamente como o nervo que percorre desde o cérebro ao abdómen.
© iStock
Lifestyle Corpo humano
Há um nervo – o mais longo de todos os nervos cranianos – que controla todo o sistema parassimpático, que regula os batimentos cardíacos, diminui a pressão arterial e diminui os níveis de adrenalina.
O nervo pneumogástrico envia fibras sensoriais desde o cérebro para os órgãos viscerais, passando por todo o tronco e garantindo várias funções cruciais ao bom funcionamento do organismo através de impulsos sensoriais e motores.
Embora se conheça a sua função em termos gerais, acredita-se que um maior conhecimento sobre este nervo possa ser a porta para que se defina um método de tratamento da inflamação crónica e certas doenças para as quais a medicina ainda não garante a cura.
De forma a definir e especificar o nervo vago, o Mental Floss aponta as principais caraterísticas e funções sobre o mesmo:
Previne inflamações
Em momentos de gripe ou outros casos em que o organismo não esteja nas melhores condições, é esperado que o corpo sofra com inflamação, contudo, estes casos são apenas momentâneos e, em parte, controlados pelo próprio corpo – é o nervo pneumogástrico que o garante ao regular o sistema imunitário;
Ajuda a criar memórias
Vários estudos confirmam ser este nervo o responsável pelo bom estado da memória, uma informação promissora no estudo de certas doenças como o Alzheimer.
Tem um papel a nível da respiração
O nervo em questão ‘comanda’ a que os pulmões respirem. Esta relação é pois a responsável por o controlar da respiração seja a forma mais comum de estimular o nervo vago.
Está intimamente ligado ao coração
O nervo de que se fala controlo, também, o batimento cardíaco ao estimular os músculos específicos essenciais a tal atividade.
Permite o corpo relaxar
A hormona do stress e a adrenalina são controladas pelo nervo pneumogástrico. Assim se garante que o sistema nervoso acalma e o corpo relaxa, além de recuperar. Por isso, indivíduos com uma resposta de nervo vago mais forte contam com um processo de recuperação mais rápido e eficaz depois de algum episódio de stress, doença ou lesão.
Faz a transição entre cérebro e intestino
“É como um walkie-talkie”, diz o Mental Floss. É o nervo pneumogástrico quem transmite ao cérebro como é que o intestino ‘se sente’ ou o que lá se passa.
Associa-se à causa mais comum de desmaio
Quando o nervo pneumogástrico é estimulado em excesso, pode levar à perda dos sentidos. Tal acontece como resposta do corpo ao stress extremo que sente em dado momento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com