São mais inteligentes. 6 qualidades surpreendentes dos irmãos mais velhos
Fazem-nos a vida negra e são os nossos melhores amigos - ter irmãos acarreta inúmeros benefícios, aumentando a felicidade e o bem-estar mental. Porém, a rivalidade é outra característica destas relações familiares tão carinhosas quanto perigosas...
© iStock
Lifestyle Irmãos mais velhos
Ter um irmão ajuda a desenvolver simpatia, o gosto pelo mais próximo, o altruísmo e a compaixão. Com base em relações entre irmãos de mais de 300 famílias, investigadores descobriram que ter uma boa relação com o irmão ou irmã promove ações de altruísmo.
Todavia, ter irmãos também é sinónimo de rivalidade e de competição a partir de tenra idade... qual é o mais inteligente, o mais bonito ou o mais bem sucedido? Ora, de acordo com a revista norte-americana Psychology Today existem sim qualidades únicas dos irmãos mais velhos.
1. O irmão mais velho é mais protetor
Uma pesquisa publicada em 2007 no Journal of Child Psychology and Psychiatry mostra que bons relacionamentos entre irmãos incluem o efeito protetor do mais velho pelo mais novo. O filho mais velho tem uma função muito importante na família ao dar apoio aos seus irmãos menores.
2. O irmão mais velho é mais intenso
O filho mais velho carrega uma carga maior de responsabilidade pelos pais, de acordo com um estudo publicado em 2008. As expetativas sobre ele são mais elevadas, e os pais tendem a ser mais rigorosos e controladores. Isso reflete que o filho mais velho é visto como mais responsável, tendo consequentemente uma probabilidade maior de se conformar com as adversidades.
3. O irmão mais velho é um líder nato
O primogénito normalmente assume um papel natural de liderança em relação aos outros irmãos – afinal, é ele quem normalmente manda quando os pais se ausentam. Crescer com esse papel influencia a própria vida, de acordo com a instituição de ensino superior norte-americana Harvard Business: filhos mais velhos têm uma maior facilidade em assumir papéis de liderança nas empresas e no mundo laboral em geral.
4. O irmão mais velho é mais inteligente
De acordo com a ciência, os homens primogénitos possuem um QI médio de 2,3 pontos a mais que os seus irmãos mais novos. O estudo realizado na Noruega, em 2007, com 250 mil adultos, foi ainda mais radical ao dizer que a cada novo filho que a família tem faz com que o 'ambiente intelectual' vá se diluindo...
5. O irmão mais velho é provavelmente o 'bem sucedido'
Não é uma regra, mas estatisticamente o irmão mais velho dá-se melhor na escola e está mais propenso a alcançar sucesso nos negócios. Além disso, mesmo que não se encaixe nesse perfil e seja o irmão mais velho, não se preocupe: um estudo mostrou que mesmo que falhe de vez em quando, ainda assim os seus pais vão sempre achar que você é o melhor!
6. O irmão mais velho tem uma grande influência nos mais novos
Como é visto como líder, tudo o que fizer pode ser inconscientemente copiado pelos irmãos mais novos: estudos mostram que os mais jovens tendem a fumar se os seus irmãos mais velhos assim o fizerem. Além disso, se for bem sucedido na vida, isso pode ter um efeito impulsionador para que os seus irmãos menores também tentem alcançar ao menos o mesmo nível atingido por si.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com