A leitora perguntou: Pedalar deixa as coxas demasiado musculadas?
Primeiro ponto a ter em atenção: coxas musculadas não são sinónimo de ‘coxas gordas’, mas sim tonificadas.
© iStock
Lifestyle Treino
Como salienta a revista Women’s Health, ter receio de engrossar as pernas injustificado para não praticar um exercício imensamente benéfico para a capacidade cardiovascular e muscular.
“Para que a perna fique de facto mais musculada, é necessário fazer exercícios complementares, como os funcionais e/ou musculação. O pedal por si só apenas tonifica as pernas”, diz Claudia Franco, instrutora do Ciclofemini, uma escola de spinning só para mulheres, em São Paulo, no Brasil.
A PT explica à revista que andar de bicicleta define os músculos das pernas, assim como os da rabiosque e do abdómen. “Trata-se de uma das que mais emagrece, por se tratar de um exercício aeróbico”, menciona.
Tudo depende do nível e intensidade do treino
O quanto o treino irá tonificar e emagrecer as suas pernas vai depender da intensidade empregada. “Ao pedalar a um ritmo de passeio, a ciclista tende a queimar, em média, entre 400 a 800 calorias por hora. Mas se a ideia é definir, será necessário pedalar pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) na média de 70%”, explica Franco. Mais ainda, não se esqueça: quanto mais músculo ganha, mais rápido o seu metabolismo se torna, ou seja, mais gordura é queimada e mais rapidamente emagrece.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com