O ingrediente 'saudável' que pode descontrolar o colesterol
É muito utilizado para substituir o azeite e o óleo. Saiba mais.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Há quem prefira usar ingredientes considerados mais saudáveis para substituir o azeite, o óleo e a manteiga. É o caso do óleo de coco, um alimento que nem todos os médicos, incluindo Mohammed Alo, citado no BestLife, recomendam. Porquê? Pode descontrolar os níveis de colesterol.
Então, segundo o médico, o óleo de coco mistura "uma gordura saturada e um óleo tropical". "Tudo o que é sólido à temperatura ambiente é gordura saturada e, de um modo geral, aumenta o colesterol LDL", mais conhecido como colesterol 'mau', acrescenta.
Leia Também: A melhor forma de diminuir o colesterol? Dietista dá a resposta
Também menciona um estudo em que os participantes foram instruídos a trocar o azeite ou o óleo de canola por óleo de coco ou manteiga para isolar os efeitos de diferentes tipos de gorduras.
Qual foi a conclusão? Investigadores concluíram que "as pessoas que consomem manteiga ou óleo de coco têm um colesterol LDL mais elevado". Por exemplo, "a American Heart Association e o American College of Cardiology não recomendam gorduras saturadas tropicais, óleos tropicais".
Citando a Harvard Health Publishing, explica que "o óleo de coco é composto por cerca de 90% de gordura saturada", uma percentagem mais elevada do que a da manteiga (cerca de 64% de gordura saturada), do que a da gordura de vaca (40%) e até mesmo da banha de porco (também 40%)".
Leia Também: Colesterol hereditário com os dias contados. Há novo fármaco promissor
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com