Dicas para mudar de casa sem perder a sua sanidade mental
Mudar de casa é muitas vezes, também, o primeiro passo para o começo de uma nova fase. O momento não deve, por isso, ser algo que nos deixe angustiados, mas que nos motive para começarmos da melhor maneira essa nova etapa.
© iStock
Lifestyle Mudanças
Mudar de casa pode ser uma experiência (muito) stressante. Um estudo recente revelou até que mudar de casa é, em 61% dos casos, o momento mais stressante da vida de uma pessoa, superando até o divórcio.
A pensar na sua experiência própria, a editora do Metro, Ellen Scott, deixa-nos algumas dicas para que mudar de casa não seja assim tão mau. São pequenos passos que podem tornar a experiência muito mais fácil.
1. Comece as arrumações antes do dia da mudança. Comece a preparar com antecedência o empacotamento dos seus bens. Divida as caixas por temas - roupa, livros, objetos, etc - e tudo aquilo que já não usa ofereça a instituições ou amigos.
2. Tire um dia de férias. Pode fazer as mudanças numa semana sem ter que tirar férias, mas isso só vai deixá-lo angustiado e cansado. Mesmo que aproveite o fim de semana para as mudanças, aquilo que vai acontecer é que vai regressar na segunda-feira ao trabalho já cansado. Um dia de férias pode fazer toda a diferença para descansar e começar a semana com energia.
3. Coloque a medicação num local à parte e de fácil acesso. Há coisas que podem sempre fazer falta e que convém que estejam sempre à mão para uma situação de emergência.
4. Tenha sempre algo acolhedor consigo. Durante aquele período em que já tem tudo encaixotado, mas ainda está a viver na casa antiga, é importante que mantenha consigo algo que o faça sentir-se 'em casa'. Pode ser aquela manta polar que usa quando dorme no sofá, a caneca onde bebe sempre o seu café ou chá, ou uns simples chinelos de quarto. O importante é que tenha algo que a reconforte e o faça sentir-se bem.
5. Peça ajuda. Todos somos adultos e sabemos que o conseguimos fazer sozinhos. Mas é um pesadelo, por isso, porquê massacrar-se e fazer tudo sozinho? Ninguém se importará de ajudar e esse pequeno auxílio pode fazer toda a diferença.
6. Tenha um orçamento sempre disponível. Mudar de casa inclui sempre despesas, seja com o aluguer a carrinha de mudanças, o pagamento de uma nova renda ou pela necessidade de se comprar novos móveis. Tenha sempre uma poupança guardada para que este não seja um problema com que tem com que se preocupar.
7. Mais vale fazer uma pausa do que tentar fazer tudo de uma só vez. Não faça tudo num só dia. Prepare as coisas com antecedência. Vá levando as malas ou caixas aos poucos e faça com que o processo se realize de forma faseada. Quando der conta já transportou tudo o que queria e até vai parecer que não custou nada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com