A forma surpreendente como a idade afeta a vida sexual dos indivíduos
Segundo um novo estudo a idade subjetiva (ou seja aquela com a qual que se sente) é tão importante como a idade biológica. Afinal quantos anos tem?
© iStock
Lifestyle Intimidade
Para a manutenção de uma vida sexual plena e feliz, parece que o quão jovem se sente pode ser tão importante como a quantidade de velas que já soprou.
O novo estudo realizado pela Universidade de Waterloo e publicado no periódico Sex Research, apurou que ‘sentir-se jovem’ impacta positivamente na performance e nos níveis de satisfação sexual.
Os investigadores analisaram as atitudes e modo de estar de 1,170 adultos, entre os 40 e os 70 anos. De um modo geral, quanto mais as pessoas se identificavam com a sua idade cronológica, menos prazer diziam ter no quarto. Já os indivíduos mais joviais manifestaram-se, em média, mais felizes na sua intimidade.
Inferências negativas acerca do processo de envelhecimento – por exemplo assumir que alguém de 60 anos não é tão feliz como um individuo de 20 – também estão, de acordo com os especialistas, diretamente relacionadas com uma menor satisfação sexual.
O estudo incluiu participantes do Reino Unido e dos Estados Unidos, de diversas orientações sexuais. Em média, numa primeira entrevista os indivíduos admitiram praticar sexo 2,5 vezes durante os seis meses precedentes, e 1,8 vezes noutro período de seis meses antes de uma nova entrevista, 10 anos depois. Idade avançada e problemas de saúde foram associados – sem grandes surpresas – a uma menor atividade sexual.
Para o autor do estudo, o professor catedrático Steven Mock, o que foi surpreendente, foi o facto dos indivíduos mais joviais, mesmo aqueles afetados por problemas e doenças crónicas debilitantes, manifestarem na mesma uma maior libido e satisfação.
Mock admite não ter descoberto o segredo para que se sinta ‘para sempre jovem’, contudo aponta: “É importante que desvalorize os estereótipos associados ao envelhecimento, porque quanto mais se sente em baixo com a sua idade, mais esse sentimento de inadequação irá provavelmente afetar negativamente a sua vida íntima”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com