EUA e México discutem tráfico de fentanil e migração
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrad, discutiram hoje no México o tráfico transfronteiriço de fentanil e o fluxo migratório para o território norte-americano.
© Getty Images
Mundo Estupefacientes
O encontro ocorreu nas instalações do Ministério da Economia mexicano, como parte da segunda edição do Diálogo Económico de Alto Nivel (DEAN), na Cidade do México.
Em comunicado, Blinken agradeceu a colaboração com o México em vários assuntos de interesse mútuo, como a ameaça partilhada de produção e tráfico de fentanil (opióide com forte efeito analgésico).
Além disso, reconheceu o trabalho para abordar a migração de maneira segura, ordenada e humana através da implementação da Declaração de Los Angeles sobre Migração e Proteção, assinada pelo México na última Cimeira das Américas em junho.
Os dois diplomatas também discutiram os esforços regionais para apoiar o povo do Haiti, bem como a cooperação contínua do México e dos Estados Unidos para "criar uma ONU mais eficaz".
Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano destacou a integração e a cooperação económica e o multilateralismo como eixos de conversa com vistas à próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como a questão da segurança, "com ênfase no tráfico de armas".
Blinken chegou à Cidade do México, entre outros, na companhia da secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, e do "número dois" do Departamento de Estado da América Latina e Caraíbas, Brian Nichols.
Após a reunião com Ebrard, o chefe da diplomacia norte-americana dirigiu-se ao Palácio Nacional para um encontro com o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
Leia Também: Dois homens detidos por tráfico de mais de 2.500 doses de estupefacientes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com