Keyla Brasil "consciente" e "orientada" após AVC na Tailândia
Atualização do estado de saúde da atriz trans diz que tem também "alguma autonomia ao nível da alimentação".
© Reprodução Instagram / keyla.brasil2
País AVC
A atriz trans Keyla Brasil, que, no início deste ano, interrompeu a peça 'Tudo sobre a minha mãe', no Teatro São Luiz, encontra-se “consciente, orientada e já com alguma autonomia ao nível da alimentação”, após ter sofrido um AVC, na Tailândia.
A atualização do seu estado de saúde foi dada pela associação Transparadise, que acompanha o caso. Keyla Brasil sofreu um AVC isquémico na Tailândia, para onde rumou com o objetivo de se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.
"A evolução, tanto clínica como imagiológica, monitorizada diariamente, tem sido positiva", continuou a Transparadise nas redes sociais, onde acrescentou: "Como não fala inglês e a interação e os estímulos são muito relevantes nesta fase, mantém-se na Unidade de Cuidados Intensivos de modo a ter um maior acompanhamento."
A atualização foi dada por duas pessoas, que viajaram até à Tailândia e estão próximas a Keyla, dando relatórios mais fidedignos do seu estado de saúde. As mesmas reuniram-se com as embaixadas de Portugal e do Brasil, conta a publicação.
O comunicado é longo, explicando que “Keyla não terá autonomia para viver sozinha nos próximos meses" e "irá necessitar de apoio para as suas tarefas diárias, desde a higiene à preparação de refeições". "Ainda está distante uma solução definitiva para a sua total recuperação", resume a Transparadise, que tem organizado angariações de fundos, para cobrir as despesas médicas de Keyla.
A invasão de palco, no São Luiz, colocou a atriz no centro da atenção mediática. Pretendia protestar contra a escolha de um ator cisgénero para o papel de uma personagem transgénero. Na altura, a quantidade de reações negativas e ameaçadoras obrigaram Keyla Brasil a esconder-se, temendo represálias.
Rumou à Tailândia para uma cirurgia de redesignação sexual. Descreveu-a nas redes sociais como um "sucesso", mas acabou, 12 dias depois, por sofrer um acidente vascular cerebral.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Família queixa-se de falta de "informação" sobre estado de saúde de Keyla
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com