Escuridão absoluta. Esta cidade não verá mais sol até 2024
Fenómeno acontece todos os anos.
© X / EnsedeCiencia
Mundo Inverno
A cidade de Utqiagviak, no Alasca, anoiteceu 17 de novembro e até 23 de janeiro de 2024 não verá mais sol.
Os 4 mil habitantes de Utqiagviak já estão habituados à 'noite polar', que todos os anos se repete, como referem os meios de comunicação social locais. É que além do inverno longo e escuro, o clima é rigoroso, com temperaturas que mal chegam a zero na maioria dos dias.
A explicação do fenómeno é conhecida. Deve-se à forma como a Terra se inclina sobre o seu eixo, deixando durante meses partes do Ártico e da Antártida de costas para o Sol.
No verão, acontece o oposto. Utqiagvik fica sempre de dia de 11 de maio a 18 de agosto, o que lhe valeu o apelido de "a terra do sol da meia-noite".
Recorde-se que Utqiagvik não é a única cidade a ficar no escuro nesta altura do ano. O mesmo acontece em Murmansk, na Rússia, e em Tromso, na Noruega, onde costuma ficar escuro de 27 de novembro a 15 de janeiro.
Hoy inicia la noche polar en Barrow (Utqiaġvik), Alaska.
— Enséñame de Ciencia (@EnsedeCiencia) November 17, 2023
No verán la luz del sol hasta el 23 de enero de 2024. Esto se debe a que el sol no se eleva al norte del Círculo Ártico debido a la inclinación de la Tierra, lejos de la radiación más directa del sol, por lo que el astro… pic.twitter.com/cUzu1XpSFQ
Leia Também: Casal patina sobre 'janela de vidro' criada sobre lago no Alasca
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com