Lituânia admite sabotagem na origem da avaria de cabo submarino
O Centro Nacional de Gestão de Crises da Lituânia (NKVC, no original) admitiu hoje a hipótese de sabotagem como origem da avaria de um cabo submarino de telecomunicações que liga o país báltico à Suécia.
© Reuters
Mundo Lituânia
A avaria do cabo foi divulgada segunda-feira simultaneamente à notícia sobre a desconexão de um outro cabo submarino no Mar Báltico, entre a Finlândia e a Alemanha, que Berlim admitiu poder resultar de um ato hostil deliberado.
À imprensa, o diretor do NKVC, Vilmantas Vitkauskas, afirmou que os danos no cabo entre a Lituânia e a Suécia reduziram em cerca de um terço a capacidade de transmissão de dados e de outras telecomunicações, mas o tráfego foi desviado para outras ligações submarinas.
"Estamos a recolher todos os dados das autoridades e dos nossos países parceiros na região, que estão a monitorizar o que aconteceu exatamente no mar nesse dia ou nessa noite", acrescentou o responsável, considerando ser precoce determinar o tipo de danos envolvidos.
Porém, de acordo com os especialistas, indicou o responsável, a avaria não parece estar relacionada com um fenómeno natural, mas com uma ação humana acidental ou deliberada.
O Ministério Público da Lituânia também abriu um inquérito, tendo a porta-voz Elena Martinoniene afirmado à agência noticiosa EFE que a instituição está ciente dos danos no cabo, mas não quis comentar as medidas que foram tomadas.
Leia Também: Suécia confirma danos em outro cabo de telecomunicações no Mar Báltico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com