Proteção Civil emite aviso à população. Vem aí chuva, neve e vento
As previsões de precipitação, neve, vento e agitação marítima são para as próximas 48 horas.
© Reuters
País Alerta
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC) prevê, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas com previsão de precipitação, neve, vento e agitação marítima.
Em comunicado enviado às redações, a ANPEC emite um aviso à população, chamando a atenção para os períodos de chuva ou aguaceiros "que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada no Norte e Centro".
Há ainda a registar a previsão de vento forte do quadrante oeste "com rajadas até 85 km/no Norte e Centro e forte nas terras altas, com rajadas até 95 km/h, podendo chegar até 110 km/h nos pontos mais altos da Serra da Estrela, nas terras altas do Sul, com rajadas até 75 km/h".
Se está numa região acima dos 1000/1200 metros de altitude, prepare-se inclusive para a queda de neve que se poderá acumular entre os 5 e os 10 centímetros nas regiões Norte e Centro, descendo a cota temporariamente para 800 metros no extremo Norte, onde poderá acumular 10 cm (por exemplo em Montalegre e no Gerês).
Saliente-se ainda a agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, na costa ocidental, podendo atingir 15 a 16 de altura máxima ao final do dia de amanhã, a norte do cabo Raso.
Dá ainda conta a ANEPC que na costa ocidental a sul do cabo Raso, poderão formar-se ondas de noroeste até 6 metros de altura significativa podendo atingir 12 metros de altura máxima até ao início da manhã de sexta-feira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com