Não parece, mas começou o verão e hoje é o dia mais longo do ano
Verão iniciou-se às 4h23 desta segunda-feira, dia 21 de junho.
© Reuters
País Verão
Apesar de hoje não estar tempo de verão (nem lá perto), a verdade é que esta que é uma das estações preferidas dos portugueses começou às 4h23 desta segunda-feira, dia 21 de junho.
As nuvens e a chuva prometem tapar o sol, mas o Solstício de verão vai continuar a ser o dia mais longo do ano, visto que, o sol nasceu às 6:11:50 horas e pôr-se-á às 21:04:58 horas, em Lisboa.
A duração do dia, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), será assim de 14:53:08, um segundo a mais que no dia anterior e quatro a mais que o dia seguinte.
Ainda segundo o site oficial do OAL, hoje o sol estará o mais alto possível no céu e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura máxima de 75º em Lisboa.
O verão prolonga-se por 93.66 dias até o próximo Equinócio, que acontece a 22 de setembro.
Recorde-se que o Solstício de verão marca o início da estação no hemisfério norte e é a mais quente das quatro estações, apesar de a Terra estar o mais longe do sol a 5 de julho.
Verão já começou, mas a praia vai ter de esperar...
O verão começou hoje com céu muito nublado, aguaceiros e com temperaturas máximas a variar entre os 16 e os 23 graus.
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Paula Leitão disse que para hoje ainda está previsto céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros e que as temperaturas vão começar a subir a partir de terça-feira.
"Hoje o céu ainda vai estar muito nublado em todo território com condições para aguaceiros, principalmente nas regiões do litoral norte e centro. A partir da tarde diminui a nebulosidade. Amanhã [terça-feira] ainda vamos ter aguaceiros fracos durante a manhã e durante a tarde há condições para aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior norte e centro e Alto Alentejo", disse.
De acordo com a meteorologista do IPMA, hoje as temperaturas vão oscilar entre os 16 graus e os 23 graus Celsius.
"Hoje as temperaturas máximas rondam os 20 graus quase em todo o território. Os locais com temperaturas mais altas serão Santarém e Beja com 23 e Évora e Lisboa com 22", indicou.
Segundo Paula Leitão, a temperatura máxima vai começar a subir a partir de terça-feira e na quarta-feira o céu já vai estar pouco nublado e sem previsão de precipitação.
"Estamos a falar de uma subida gradual. Em três ou quatro dias vai a temperatura vai subir cerca de 10 graus e vamos ter novamente temperaturas acima dos 30 graus no Alentejo e a rondar os 30 nas regiões do centro", disse.
Leia Também: Verão já começou, mas a praia vai ter de esperar. Sol regressa na quarta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com