Verão foi o mais quente de sempre na Europa. Em Portugal foi "normal"
Dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
© iStock
País Verão
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, esta segunda-feira, o Boletim Climatológico de Verão de 2021, cujos dados indicam que a estação passada foi a "mais quente de sempre da Europa".
O valor médio da temperatura média de junho a agosto para a Europa foi de 1.42ºC acima do valor normal, registado durante todos os verões entre 1981 e 2010.
Os valores mais altos foram registados no sul e leste da Europa, enquanto nas regiões norte e oeste da Europa foram, em geral, inferiores à média.
Em relação à precipitação na Europa, o verão (julho e agosto) foi marcado por condições mais húmidas do que a média. Na Europa Central registaram-se mesmo situações de cheias. Já nos países do sul e nordeste deste continente verificaram-se condições mais secas.
Já em Portugal, de acordo com o IPMA, o verão de 2021 foi "normal" em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
O valor médio da temperatura média do ar, 21.19 °C, foi muito próximo do valor normal entre os anos de 1971 e 2000 com um desvio de -0.06°C.
O valor médio da temperatura mínima do ar, 14.25 °C, foi 0.62°C inferior ao valor normal, sendo o 2.º valor mais baixo desde 2000. O valor médio da temperatura máxima, 28.13°C foi superior ao valor normal em 0.50.°C.
Durante os três meses de verão destaca-se o mês de julho com valores de temperatura média do ar inferiores ao valor normal.
Em junho foi próximo do valor normal e em agosto foi superior. De referir ainda que durante o verão e em particular no mês de agosto as regiões da faixa costeira do Norte e Centro não apresentaram valores de temperatura muito elevados devido à persistência de dias com nebulosidade baixa e neblina ou nevoeiro em especial durante a madrugada e até meio da manhã.
O total da quantidade de precipitação ocorrida nos meses de junho a agosto, 38.3 mm, corresponde a cerca de 64% do valor médio. Durante o verão, os três meses apresentaram valores inferiores à média.
Leia Também: Semana arranca com nuvens e acima dos 20ºC. Há regiões perto dos 30ºC
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com