Dias sem tomar banho. Idosa com formigas não é caso único em lar de Loulé
Entre as denúncias, é referido que os utentes passam dias sem tomar banho e que as visitas são feitas em salas: "Eles não têm interesse que se entre lá para dentro".
© DR
País Loulé
O caso de negligência para com uma idosa num lar de Boliqueime, em Loulé, chocou o país e levou a que o Ministério Público abrisse um inquérito para averiguar o que levou a que tal acontecesse. A mulher, filmada coberta de formigas, acabou por morrer, mas este pode não ser caso único de maus tratos nesta instituição.
Em imagens, a que a CNN Portugal teve acesso, é possível ver um homem, idoso, deixado no chão, em cima de terra. Noutra, surge o que parece ser uma mulher a necessitar urgentemente de cuidados de higiene. Uma antiga funcionária do lar de Boliqueime contou ao canal que se deparou "com um carrinho de iogurtes passados da validade".
Entre as denúncias, é referido que os utentes passam dias sem tomar banho e que as visitas são feitas em salas: "Eles não têm interesse que se entre lá para dentro. Porque depois as pessoas começam a aperceber-se de muita coisa", adiantou ainda a antiga funcionária.
"Choca-me só haver uma enfermeira que não tem substituição. Ninguém a substitui nas folgas, nas férias. No caso deste vídeo [da idosa], ela teve uma baixa programada, por uma cirurgia, e não foi substituída", vincou.
De lembrar que, na tarde desta quinta-feira, Ana Mendes Godinho, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, reagiu, em declarações aos jornalistas, ao caso: "Naturalmente, é um caso de uma gravidade que se tem de verificar e tirar todas as averiguações que é preciso. A Segurança Social tinha tido uma denúncia no início deste mês e, logo após a denúncia, desencadeou averiguações - que está a fazer - até já com a participação do Ministério Público". Para a governante, "tem de se averiguar até às últimas circunstâncias" para perceber tudo o que se passou.
Mendes Godinho fez ainda um apelo para que casos semelhantes sejam denunciados. "Se alguém tiver informações sobre situações dessas naturalmente que denunciem e informem para que possa haver intervenção, a Segurança Social, sempre que há uma denúncia, atua", reforçou.
Também hoje, a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime admitiu estar chocada com o vídeo tornado público nas redes sociais em que mostra uma idosa acamada coberta de formigas, garantindo que a instituição já está a investigar quem foram os culpados desta situação de "negligência".
Já está em curso um inquérito no Ministério Público (MP) que visa apurar responsabilidades deste grave caso de negligência, que a instituição sublinhou, à SIC Notícias, tratar-se de uma "situação pontual".
Entretanto, fonte do MP confirmou à Lusa a investigação e adiantou que vai pedir a realização de uma autópsia no âmbito do inquérito instaurado. "O Ministério Público está a investigar os factos em apreço, tendo determinado a realização de autópsia médico-legal no âmbito de inquérito oportunamente instaurado", revelou a Procuradoria-Geral da República.
Leia Também: MP investiga caso de idosa coberta de formigas e pede autópsia ao corpo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com