Suspeito de tráfico humano ficou em prisão preventiva
Um homem suspeito de vários crimes relacionados com tráfico de pessoas, desde escravidão e violação sexual, ficou hoje em prisão preventiva depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Alfândega da Fé.
© DR
País Alfândega da Fé
As vítimas são, de acordo com informação divulgada em comunicado da PJ, três homens e uma mulher que terão sido aliciados para trabalho agrícola por conta do indivíduo agora detido pela presumível autoria, entre outros, de crimes de escravidão, tráfico de pessoas para fins de exploração laboral, ofensa à integridade física qualificada e violação.
A PJ dá conta de que os ofendidos terão sido aliciados a trabalhar na atividade agrícola por conta do arguido, um homem de 43 anos, que lhes ofereceu em contrapartida um montante diário em numerário, alojamento e alimentação.
No entanto, "contrariamente ao que lhes havia sido proposto, viram-se forçados a trabalhar de forma não remunerada, sujeitos a condições indignas e condicionados na sua liberdade ambulatória, perante o trato de intimidação, ameaças e agressões físicas por parte do arguido".
A investigação apurou ainda "serem frequentes diversas práticas intimidatórias e humilhantes sobre os ofendidos que consistiam em reiteradas ofensas à integridade física bem como de violação da mulher, que terá sido ainda obrigada a manter relações sexuais não consentidas com alguns trabalhadores na presença do seu companheiro".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com