Conselho de Estado quer política de migração "mais adequada" na UE
A presidente do Parlamento Europeu esteve na reunião do Conselho de Estado, que se realizou esta sexta-feira. Veja as imagens na galeria.
© @Miguel Figueiredo Lopes/ Presidência da República
País Roberta Metsola
O Conselho de Estado reuniu-se, esta sexta-feira, no Palácio de Belém, e contou com a presença da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
A responsável esteve na reunião a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de estar no Parlamento, durante a manhã, e com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
"O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 16 de junho de 2023, no Palácio de Belém, analisou o tema 'A menos de um ano das eleições para o Parlamento Europeu, perspetivas sobre a atualidade da Europa'", começa por ler-se numa nota deixada no site da Presidência.
A presença de Metsola nesta reunião decorre de um convite feito por Marcelo, depois de esta ter sido convidada a visitar Portugal pelo presidente da Assembleia da república, Augusto Santos Silva.
Durante a reunião Marcelo fez uma exposição introdutória relativa às perspectivas sobre a atualidade no continente europeu.
"Após a exposição, seguiram-se as intervenções dos Senhores Conselheiros de Estado, as quais assinalaram o quadro atual de incerteza, mas desafio e exigência, quer a nível europeu, quer a nível mundial. Foi destacada a importância da coesão da União Europeia face aos desafios que se colocam, nomeadamente, quanto aos direitos humanos e o Estado de direito, quanto ao alargamento e suas incidências várias – políticas, institucionais, económicas e financeiras -, quanto à política de migrações, mas, também, em matéria de alterações climáticas, de energia, de digital, de inteligência artificial. E quanto à aproximação entre os europeus e as instituições comunitárias", lê-se ainda na nota da Presidência.
No âmbito desta reunião terá ainda sido expressado "profundo choque com a terrível tragédia na passada noite com o barco de centenas de migrantes que procuravam uma vida melhor na Europa e sublinhada a necessidade de uma política de migrações mais adequada às realidades e à dignidade humana".
A nota sublinha ainda que, em suma, foi manifestada a necessidade de "aprofundar solução" para uma cidadania europeia proativa, e que vá ao encontro dos valores da União Europeia (UE).
Os líderes da UE vão discutir na cimeira europeia do final deste mês o tema das migrações, após um novo naufrágio ao largo da costa da Grécia que provocou dezenas de mortos. Esta não é uma situação única, sendo vários os casos que têm vindo a acontecer ao longo dos anos.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Metsola visitou A Brasileira (e Lisboa) com Moedas. "O coração da Europa"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com