Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Fogo em Almodôvar. Comandante apela para que "curiosos" fiquem afastados

Uma vez que as três frentes continuam ativas, o plano passa por reforçar cada setor com os meios disponíveis, além daqueles que estão a caminho, por forma a que, "com paciência e trabalho, tentar ir debelando metro a metro, para que durante a noite este incêndio possa ser dado como dominado".

Fogo em Almodôvar. Comandante apela para que "curiosos" fiquem afastados
Notícias ao Minuto

19:26 - 26/07/23 por Daniela Filipe

País Almodôvar

O comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica, apelou para que os "curiosos" se mantenham afastados do teatro de operações do incêndio que lavra numa zona de mato, eucaliptos e pinheiros no concelho de Almodôvar, uma vez que “a curiosidade pode trazer danos colaterais”.

De acordo com o responsável, as três frentes do incêndio que brotou no veículo ligeiro que transportava uma autocaravana na A2 continuam ativas, mas a ocorrência poderá vir a ser dada como dominada o mais tardar durante a madrugada, “se tudo correr bem”.

“A curiosidade pode trazer danos colaterais a uma ocorrência desta tipologia. Muitos dos cidadãos vêm só ver o que é que está a acontecer e, em caminhos rurais, onde há veículos de combate, apoio, e de emergência, pode haver um acidente”, alertou, apelando para que as pessoas “libertem os caminhos de circulação”, caso não tenham propriedades naquele local.

De acordo com Carlos Pica, pelas 18h00 estavam mobilizados 308 operacionais com 102 meios terrestres, 12 meios aéreos, e quatro máquinas de rasto, naquele que é um combate dificultado não só pelo vento e pela temperatura do ar, como também pelo “relevo bastante acentuado com muitos acessos difíceis”.

“Primeiro está a segurança destes operacionais, razão pela qual estamos a aguardar e a redefinir estratégia por cada setor, para que possam trabalhar em segurança, em parceria com as máquinas de rasto, a criar caminhos de acesso para chegar à frente de incêndio”, detalhou o comandante, em declarações à RTP3.

Uma vez que as três frentes continuam ativas, o plano passa por reforçar cada setor com os meios disponíveis, além daqueles que estão a caminho, por forma a que, “com paciência e trabalho, tentar ir debelando metro a metro, para que durante a noite este incêndio possa ser dado como dominado”.

“Jogamos pelo seguro e, pelo seguro, o que temos a dizer é que todo o trabalho vai ser feito com muito cuidado e segurança, posicionando os meios onde não possam ser dominados pelo próprio incêndio”, ressalvou, indicando que o fogo deverá estar dominado “durante a madrugada, se tudo correr bem”.

O responsável apontou ainda que o operacional de 44 anos que ficou ferido de forma leve já está a recuperar, tendo ficado com quatro costelas partidas. Ainda assim, assegurou que o membro da corporação de Almodôvar já “está pronto para mais outra, como se costuma dizer”.

“Felizmente, não há qualquer população em risco. Houve alguns aglomerados populacionais dispersos que foram salvaguardados”, disse, salientando que “cabe às autoridades fazer a investigação sobre este incêndio”.

O alerta para o incêndio que está a lavrar na zona da freguesia rural de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires - Monte dos Medronhais foi dado às 12h02, tendo obrigado ao corte da A2, em ambos os sentidos. Contudo, a circulação já foi retomada.

Leia Também: Fogo em Almodôvar terá tido início em autocaravana que se incendiou na A2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório